quarta-feira, 19 de maio de 2010

Dom e música na veia



Fonte: Blog Coisas da Vida

Toinho de Limoeiro e Kátia Rodrigues : Dom e música na veia

Antonio Rodrigues de Araújo- Toinho de Limoeiro. Nasceu no dia 09 de junho de 1949 no sitio Olho D’Água de Figueiras, em Malhadas - comunidade de Limoeiro na época – hoje Passira. Foi para o plano eterno no dia 05 de Abril de 2008. Filho de Oteliano Rodrigues de Araújo e Maria Ramos Barbosa.
Veio morar na cidade de Limoeiro com apenas um ano de idade; aos oito anos foi morar e aprender artes gráficas com seu tio Antônio Demétrio, pois sua mãe era lavadeira de roupas de seu tio que pediu para criá-lo e sua mãe aceitou. Toinho morou na casa de seu tio Antônio Demétrio em torno de três a quatro anos, mas ia quase todos os dias visitar sua mãe que residia na Vila da Paz.
Toinho casou-se com Sônia Maria de Andrade Araújo, com quem teve três filhos: Alexandro de Andrade Araújo (Sandro), Sandra Andrade e Kátia Maria de Andrade (Kátia Rodrigues). Esta, com o mesmo dom do pai, também é cantora, e das boas. Toinho também pode desfrutar do gostinho de se ter netas em casa, foi tão tal que surgiram duas lindas meninas: Brenda e Flavinha.
Ele começou sua carreira artística cantando seresta com Adalberto Moreira na Praça da Saudade, apresentado por Aníbal Veras. Essa arte de cantar já é um dom dado por Deus à família Rodrigues; seu pai Oteliano Rodrigues (Teté barbeiro) também tocava e cantava em cavalo marinho e cantava coco de roda, seu irmão José Rodrigues (Zé de Teté) também canta coco e é representante da cultura popular de nossa cidade.
Seguindo os passos de Toinho, sua filha Kátia Rodrigues também é cantora de grande expressão em nossa cidade e cidades vizinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário